A cirurgia de prótese de mama é um recurso para aumentar, corrigir ou devolver o volume dos seios.
Saiba maisA mamoplastia é indicada para reduzir o volume mamário, para corrigir a forma e a flacidez das mamas.
Saiba maisCirurgia para retirar flacidez de pele, excessos de gordura e corrigir a diástase (abertura) dos músculos do abdomen.
Saiba maisEsta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Para melhor esclarece-la sobre a evoluçao cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes infalivelmente passarao:
- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30odia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reaçao aos pontos ou ao curativo.
- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30o dia até o 12o mes. Neste período há o espessamento natural da cicatriz, bem como se inicia uma mudança de sua cor, passando para mais escuro que vai, aos poucos, clareando. Nao podemos apressar o processo natural da cicatrizaçao, e o período tardio geralmente diminui os vestígios cicatriciais.
- PERÍODO TARDIO: Vai do 12o ao 18o mes. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliaçao do resultado definitivo da cirurgia, no tocante a cicatriz, deverá ser feita após este período.
Geralmente no pólo inferior da mama no sulco formado entre a mama e o tórax, na área da aréola e as vezes na axila.
As cicatrizes serao permanentes, e vao se modificando com o decorrer do tempo. Cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relaçao a evoluçao das cicatrizes, podendo, mesmo, em alguns casos, tornar-se imperceptível.
Certas pacientes podem apresentar tendencia a cicatrizaçao inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrizaçao.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, nao devem ser confundidas, entretanto, com a evoluçao natural do período mediato da cicatrizaçao. Qualquer dúvida a respeito da sua evoluçao cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando se pode fazer a avaliaçao da fase em que se encontra.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Nao se deve confundir, entretanto, o "período mediato" da cicatrizaçao normal (do 30o dia até o 12o mes) como sendo uma complicaçao cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evoluçao deverá ser esclarecida com seu médico.
As mamas terao seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistencia e forma com a intervençao cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois se dispoe de vários tamanhos e tipos de próteses de silicone a serem introduzidas. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser objetivada no planejamento da cirurgia. A mama operada passará por vários períodos evolutivos em funçao do processo cicatricial.
- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30o dia. Neste Período, apesar das mamas se apresentarem com aspecto melhorado, sua forma e volume ainda estao aquém do resultado planejado.
- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30o dia até o 3o mes - Neste período, a mama começa a apresentar uma evoluçao que tende a forma definitiva. Ainda existe, neste período, um certo grau de "inchaço" das mamas. Além disso o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transiçao.
- PERÍODO TARDIO: Vai do 3o até o 18o mes. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistencia, volume, sensibilidade, etc.).
Nao se pode prever a açao da gravidez sobre as mamas, o seu ginecologista lhe dirá da conveniencia ou nao de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado. Geralmente a nova gravidez nao interfere no resultado da cirurgia de aumento das mamas com próteses.
Eventualmente poderá ocorrer manifestaçao dolorosa, geralmente associada ao movimento dos braços que costuma regredir com analgésicos comuns.
Anestesia local sob sedaçao. Outro tipo de anestesia pode ser necessária se forem feitas outras cirurgias no mesmo ato operatório.
Em média 1 hora. Entretanto o tempo de ato cirúrgico nao deve ser confundido com o tempo de permanencia do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico pois esta permanencia envolve também o período de preparaçao anestésica e recuperaçao pós-operatória.
Normalmente nao é necessário internaçao, podendo a paciente ir embora no mesmo dia quando apresentar condiçoes de alta
Sim. Curativos com gaze e Micropore no primeiro dia. A gaze pode ser retirada no dia seguinte, devendo o Micropore permanecer por um período de aproximadamente 60 dias.
Entre o 12o e 15o dia de pós-operatório.
Depende do tipo de exercícios e da evoluçao individual, nao existe um período padrao. Exercícios leves assim que se sentir bem para isso. Exercícios pesados devem aguardar de 30 a 40 dias.
É uma retraçao exagerada da cápsula fibrosa (cicatriz interna) que se forma em torno da prótese que determina diferentes graus de endurecimento a regiao quando palpada. Alguns casos esta retraçao poderá ser mais acentuada. Se isto ocorrer pode ser necessário reintervisr para liberaçao desta cápsula. A retraçao da cápsula nao reflete um problema cirúrgico mas sim um comportamento reacional exacerbado do organismo devido a presença das próteses de silicone. Com as próteses mais modernas esta complicaçao é rara mas ainda pode ocorrer.
Isto era necessário com as próteses mais antigas, que deviam ser trocadas por volta de dez anos. Com as novas próteses isto nao é mais necessário, devendo a paciente ter com suas mamas os mesmos cuidados que pessoas que nao realizaram a cirurgia tem (palpaçao, mamografia, ultrassom, etc.) A troca só é necessária no caso da prótese apresentar problemas, o que é muito raro.
Comunicar-se conosco até dois dias antes da operaçao, em caso de gripe, indisposiçao ou qualquer outra alteraçao de sua saúde.
Ir ao local indicado para sua internaçao, obedecendo ao horário estabelecido e chegando com a devida antecedencia (aproximadamente 1 hora).
Evitar bebidas alcoólicas ou refeiçoes muito lautas na véspera da cirurgia.
Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer de que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.
Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a nao se tornar indispensável a terceiros por um período de aproximadamente 7 dias.
Evite esforços nos 3 primeiros dias.
Nao movimente os braços em excesso, nem os levante muito nos primeiros dias. Obedeça as instruçoes que lhe serao dadas por ocasiao da alta hospitalar relativas á movimentaçao dos membros superiores. Massagens após 15 dias.
No dia seguinte da cirurgia as gazes podem ser retiradas, permanecendo o Micropore. Banhos sao permitidos após esta retirada, devendo o Micropore ser seco com algodao com álcool ou secador de cabelo.
Após a retirada dos pontos comece a usar na cicatriz a pomada recomendada. O Micropore deve ser retirado antes de dormir e a pomada aplicada nesta ocasiao e pela manha, quando o Micropore deve ser recolocado.
Nao se exponha ao sol ou friagem, até trinta dias.
Obedeça á prescriçoes médicas e tome seus remédios até a data estipulada
Voltar ao consultório para curativos subseqüentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados. Normalmente os retornos sao feitos por volta do 14o Dia, 30o Dia e após 6 meses quando se avalia o resultado definitivo.
Consulte este Folheto de Instruçoes quanto á evoluçao pós-operatória tantas vezes quanto necessário.
Provavelmente voce estará se sentindo tao bem a ponto de esquecer que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia pode leva-la a fazer esforços inoportunos, o que determinará certos transtornos.
Nao se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Lembre-se que o resultado definitivo demora a aparecer. Tire conosco suas eventuais dúvidas.
Alimentaçao normal (salvo casos específicos que receberao a devida orientaçao).
Esta cirurgia permite-nos colocar a maior parte das cicatrizes escondidas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. As cicatrizes passarao por diversas fases até que se atinja a fase final de maturaçao. Assim é que temos:
- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30o dia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reaçao aos pontos ou ao curativo.
- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30o dia até o 12o mes. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor. Este período é o menos favorável da evoluçao cicatricial; como nao podemos apressar o processo natural da cicatrizaçao, recomendamos as pacientes que aguardem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
- PERÍODO TARDIO: Vai do 12o ao 18o mes. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliaçao do resultado definitivo da cirurgia da mama deverá ser feita após este período. Raros casos ultrapassam este período para atingir a maturaçao definitiva da cicatriz.
Dependendo da técnica empregada, poderemos ter variaçoes quanto as cicatrizes. As cicatrizes situadas em forma de "T" invertido, na parte inferior da mama. Outras se situam em torno da aréola; existem ainda outros tipos de cicatrizes, como em "I , "L /J ". A técnica utilizada nao depende da escolha da paciente e nem do cirurgiao e sim do tipo de mama a ser operada.
As mamas podem ter seu volume reduzido através da cirurgia; além disso, sua consistencia e forma também sao modificadas. Assim é que, para os casos de reduçao de volume e levantamento de sua posiçao, podemos optar por diferentes volumes, dentro das possibilidades que a mama original nos permita planejar, sem compromete-la futuramente. Aqui, como no caso do aumento do volume, deverao ser avaliadas as proporçoes entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax da paciente a fim de obtermos maior harmonia estética possível. Nessa ocasiao procura-se melhorar o aspecto quanto a flacidez e a forma da mama original. As "novas mamas" passam por vários períodos evolutivos, em relaçao a sua forma:
- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30o dia. Neste período, apesar das mamas apresentarem-se com seu aspecto melhorado, sua forma ainda está aquém do resultado planejado; o resultado final somente ocorrerá após o período tardio.
- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30o dia até o 6o mes. Neste período, a mama começa a apresentar uma evoluçao que tende a forma definitiva. Poderá ocorrer neste período, aumento ou diminuiçao da sensibilidade do mamilo, além de maior ou menor grau de "inchaço" das mamas.
- PERÍODO TARDIO: Vai do 6o ao 18o mes. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistencia, volume, sensibilidade). É neste período que costumamos comparar fotograficamente os casos operados com o aspecto pré-operatório de cada paciente.
As cicatrizes vao se modificando com o decorrer do tempo e cada paciente comporta-se diferentemente do outro em relaçao a evoluçao das cicatrizes, podendo em vários casos tornarem-se muito pouco visíveis. Certas pacientes podem apresentar tendencia individual a cicatrizaçao inestética, hipertrófica ou ao quelóide. Este fato deverá ser discutido durante a consulta inicial, bem como, suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrizaçao. Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, nao devem ser confundidas, entretanto, com a evoluçao natural do período mediato da cicatrizaçao, qualquer dúvida a respeito da evoluçao da cicatriz, deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatório, quando se pode fazer a avaliaçao da fase em que se encontra.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Nao se deve confundir, entretanto, o "período mediato" da cicatrizaçao normal (do 30o dia até o 12o mes) como sendo uma complicaçao cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evoluçao deverá ser esclarecida com seu médico.
Apesar do resultado imediato e mediato serem satisfatórios, somente entre o 12o e 18o mes é que as mamas atingirao sua forma definitiva.
O seu ginecologista lhe dirá da conveniencia ou nao de nova gravidez. Geralmente nao há problema, porém a sua açao sobre as mamas é imprevisível. Quando se tratar de mamas muito grandes, que foram reduzidas acentuadamente, a lactaçao poderá ficar prejudicada. Em casos de pequenas e médias reduçoes a lactaçao poderá ser preservada. Algumas pacientes, devido as suas características, poderao apresentar diminuiçao da sustentaçao da pele mamária.
Geralmente nao, desde que a paciente obedeça as instruçoes médicas, principalmente no que tange a movimentaçao dos braços nos oito primeiros dias, e na vigencia da dor esta geralmente regride com analgésicos comuns.
Todo ato médico inclui no seu bojo, um risco variável e a Cirurgia Plástica, como parte da Medicina, nao é exceçao. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas nao eliminá-lo completamente.
Anestesia geral, peri-dural ou associada, a critério da equipe cirúrgica ( cirurgiao e anestesista).
Dependendo de cada tipo de mama, de duas a 4 horas, podendo-se estender um pouco mais, em certos casos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico nao deve ser confundido com o tempo de permanencia do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanencia envolve também o período de preparaçao anestésica e recuperaçao pós-operatória.
Geralmente de 24hs.
Sim. Curativos elásticos e modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama. Sao trocados periodicamente.
Sao retirados em torno do 8o. ao 15o dia.
Geralmente, após dois a sete dias. Alguns casos poderao requerer cuidados adicionais sobre a área operada, podendo-se, recomendar evitar o umedecimento por mais tempo.
Até que se atinja o resultado almejado, as mamas passarao por diversas fases, assim é que o resultado final depende da evoluçao das cicatrizes e das modificaçoes temporais próprias da mama em forma e consistencia. Toda e qualquer preocupaçao da sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgiao que lhe prestará os esclarecimentos complementares necessários. Um curto período de depressao emocional poderá ocorrer nas primeiras semanas devido ao aspecto transitório e geralmente advém da ansiedade de se atingir o resultado final. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de mams pode ser considerado definitivo antes de pelo menos 12 meses.
Depende do tipo de exercícios e da evoluçao individual, nao existe um período padrao. Normalmente exercícios mais leves após 30 dias e pesados após tres meses.
Comunicar-se conosco até dois dias antes da operaçao, em caso de gripe, indisposiçao ou outras alteraçoes de saúde.
Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário previamente marcado.
Evitar bebidas alcoólicas ou refeiçoes muito lautas na véspera da cirurgia.
Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer de que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.
Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a nao se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 15 dias.
Evite esforços nos 10 primeiros dias.
Nao movimente os braços em excesso, nem os levante muito. Obedeça as instruçoes que lhe serao dadas por ocasiao da alta hospitalar, relativas á movimentaçao dos membros superiores.
Evite molhar o curativo, até que seja autorizada a faze-lo, normalmente após 7 dias.
O Micropore pode ser molhado e seco com um algodao molhado em alccol ou com secador de cabelo. Após 15 dias retirá-lo antes de dormir e passar o creme indicado na cicatriz, procedimento que deve ser repetido pela manha. Após recolocar o Micropore.
Nao se exponha ao sol ou friagem, até segunda ordem.
Siga rigorosamente as prescriçoes médicas.
Alimentaçao normal (salvo casos específicos que receberao a devida orientaçao).
Volte ao consultório para curativos subseqüentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados.
Provavelmente voce estará se sentindo tao bem a ponto de esquecer-se que foi operada recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levá-la a fazer esforços prematuros o que determinará certos transtornos.
Nao se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco suas eventuais dúvidas.
Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma reduçao no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente. Nao sao, entretanto, os "quilos" retirados que definirao o resultado estético, mas sim as proporçoes que o abdome mantenha com o restante do tronco e os membros. A maioria das mulheres apresenta certa "flacidez" do abdome após um ou vários partos, com predominância de pele sobre a quantidade de gordura localizada na regiao. Estes casos nos permitem melhores resultados. Se o paciente está com o peso acima do normal, o resultado também será compensatório e proporcional ao restante do corpo; entretanto, vale a pena lembrar que "excesso de gordura" em outras regioes vizinhas do abdome ainda existirao, o que nos leva a aconselhar aquelas que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento complementar, seja por lipoaspiraçao ou mesmo clínico/fisioterápico, para equilibrar as diversas partes entre si. A diástase da musculatura abdominal (aquele abaulamento na regiao central do abdome) é tratada simultaneamente a cirurgia da dermolipectomia abdominal. A lipoaspiraçao nao deve ser feita nas regioes operadas na mesma ocasiao da plástica de abdome, devendo ser realizada 6 meses depois.
A cicatriz resultante de uma dermolipectomia localiza-se horizontalmente logo acima da implantaçao dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensao, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar disfarçada sob as roupas íntimas, e passará por vários períodos de evoluçao, como se segue:
- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30o dia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reaçao aos pontos ou ao curativo.
- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30o dia até o 12o mes. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança de sua cor. Este período é o menos favorável da evoluçao cicatricial. Como nao se pode apressar o processo natural de cicatrizaçao recomenda-se as pacientes que aguardem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios da cicatriz.
- PERÍODO TARDIO: Vai do 12o ao 18o mes. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliaçao do resultado definitivo da cirurgia do abdome deverá ser feita após este período. Raros casos ultrapassam este período para atingir a maturaçao definitiva da cicatriz.
Certas pacientes podem apresentar tendencia a cicatrizaçao inestética (cicatriz hipertrófica e quelóide). Esta tendencia deverá ser avaliada, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatriz.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Nao se deve confundir, entretanto, com a evoluçao natural do período mediato da cicatrizaçao. Qualquer dúvida a respeito da sua evoluçao cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando teremos a oportunidade de fazer a avaliaçao do estado em que se encontra a cicatriz. Ocasionalmente poderá ocorrer acúmulo de líquidos na área operada que podem necessitar punçao ou até drenagem, em funçao da liquefaçao da gordura ou coleçao sero-sanguinolenta.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas na época adequada. Nao se deve confundir, entretanto, o "período mediato" da cicatrizaçao normal (do 30o dia até o 12o mes) como sendo uma complicaçao cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evoluçao deverá ser esclarecida com seu médico. Obedeça as recomendaçoes do médico e use as medicaçoes (cremes, pomadas) de maneira adequada e sua cicatriz tenderá a ser de melhor qualidade.
Na resposta anterior foram feitas algumas ponderaçoes sobre a evoluçao da cicatriz. Entretanto, resta ainda acrescentar algumas observaçoes sobre o novo abdome, no que tange a sua consistencia, sensibilidade, volume, etc.
- Nos primeiros meses, o abdome apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de "inchaço", que deverao regredir espontaneamente.
- Nesta fase, o abdome poderá ficar com aspecto de "esticado" ou "plano". Com o decorrer dos meses, tendo-se iniciado os exercícios, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nao se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 12 a 18 meses pós-operatórios.
O seu próprio umbigo será transplantado e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que, circundando o umbigo existirá uma cicatriz que sofrerá a mesma evoluçao da cicatriz inferior. Várias técnicas existem para a reimplantaçao do umbigo. Todas elas sao passíveis de futuras revisoes cirúrgicas, caso venha a ser necessário.
Nem sempre. Isto depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome). Se ele for do tipo curto, será corrigido parcialmente. Sendo do tipo longo, o resultado será mais favorável. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste essa área do corpo.
O seu ginecologista lhe orientará melhor sobre a conveniencia da nova gravidez. Quanto ao resultado, nao se pode prever, é aconselhável que tenha a prole já definida antes da plástica abdominal.
As dermolipectomias geralmente nao apresentam dor intensa e na sua ocorrencia poderá ser controlada por analgésicos comuns.
Todo ato médico inclui no seu bojo um risco variável e a cirurgia plástica como parte da medicina nao é exceçao. Pode-se minimizar o risco preparando-se convenientemente cada paciente, mas nao eliminá-lo completamente. O risco cirúrgico nao é muito diferente das demais cirurgias plásticas, quando nao existem fatores agravantes e na vigencia dos cuidados médicos cirúrgicos usuais.
Anestesia geral ou peri-dural;, pode ser utilizada. O anestesista irá orientá-la a respeito disso.
Tanto quanto o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico nao deve ser confundido com o tempo de permanencia do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanencia envolve também o período de preparaçao anestésica e recuperaçao pós-operatória.
De um a dois dias.
Sim. Curativos especiais, trocados periodicamente pela equipe médica. O curativo é trocado no dia seguinte á cirurgia. Em casa ele nao deve ser trocado, o que é feito no consultório por volta da 7o e 14° dia.
A retirada dos pontos poderá ser iniciada em torno do 10. dia, podendo ir até o 15o. Dia.
Normalmente o banho , desde que assistido por outra pessoa capacitada, poderá ser tomado a partir do 2°. ou 3o. dia sem molhar o curativo. Banho completo após a retirada dos pontos.
Nao deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado diversas, fases sao características deste tipo de cirurgia. Assim o resultado final depende além da evoluçao cicatricial da evoluçao da forma do abdome, bem como a sensibilidade, consistencia, etc. O tempo e o seu organismo se encarregarao de dissipar pequenos transtornos. Toda e qualquer preocupaçao da sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgiao que lhe prestará os esclarecimentos complementares necessários. Um curto período de depressao emocional poderá ocorrer nas primeiras semanas, devido ao aspecto transitório e geralmente advém da ansiedade de se atingir o resultado final, o quanto antes. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de abdome pode ser considerado definitivo antes de pelo menos 12 meses.
Comunicar qualquer alteraçao de saúde nos dias que antecedem a cirurgia.
Comparecer ao hospital uma hora antes no horário indicado. levando os exames e objetos solicitados. Nao vá de unhas pintadas, jóias ou piercing.
Evitar bebidas alcoólicas ou refeiçoes pesadas na véspera da cirurgia .Observar o jejum conforme o orientado.
Suspender medicamentos para emagrecer, diuréticos ou outros utilizados, alguns dias antes do ato cirúrgico segundo orientaçao do cirurgiao ou anestesista. O fumo é muito prejudicial nesta cirurgia.
Programe suas atividades sociais, domésticas, escolares ou profissionais, para afastar-se por aproximadamente 4 semanas.
Levar para a cirurgia exames pré-operatórios realizados, modeladores e roupas confortáveis para o pós-operatório.
Lavar a área a ser operada com sabonete anti-séptico algumas horas antes da intervençao. A depilaçao na regiao pubiana poderá ser realizada em casa ou no hospital.
Evitar esforços físicos excessivos nos primeiros dias após a cirurgia.
Durante os primeiros vinte dias, caminhar com o tronco um pouco dobrado, mantendo passos curtos, evitar subir escadas longas.
Utilizar um modelador ou cinta por 30 dias e Micropore durante no mínimo 60 dias no pós-operatório.
Dormir em decúbito dorsal, travesseiros altos e joelhos dobrados para nao comprometer o resultado cirúrgico, nem esticar demasiadamente a pele e os pontos.
Banho normal após liberado pelo cirurgiao, normalmente depois do sétimo dia. Após o banho, enxugar suavemente o abdome, passar álcool sobre o Micropore em seguida secar e colocar modelador. Usar pomada cicatrizante do 15o ao 60o dia no mínimo, retirando o Micropore a noite e passando a pomada recomendada ao dormir e ao acordar. Pela manha recolocar o Micropore .
Nao expor ao sol por no mínimo trinta dias. Após sempre usar bloqueador solar na cicatriz, mesmo que ela esteja embaixo das roupas. O edema e as equimoses desaparecem com o tempo, normalmente após 6 meses. Utilize corretamente a medicaçao prescrita e siga todas as orientaçoes, inclusive em relaçao a cremes e massagens.
As cicatrizes, e a forma do abdome, só terá resultados definitivos a partir do oitavo mes de pós-operatório.
Exercícios físicos leves após trinta dias e pesados após o terceiro mes ou de acordo com orientaçao médica. A alimentaçao é normal.
Retornar para controles, curativos e retirada de pontos nos dias e horários estipulados pelo cirurgiao.
Os retornos normalmente sao feitos por volta do 7o. dia , 14o. dia , um mes e um retorno tardio por volta do sexto mes, quando pode ser avaliado o resultado final. Caso necessário mais retornos podem ser agendados
Nao siga conselhos ou opinioes de pessoas leigas, tire conosco suas eventuais dúvidas.
Destinada a remover a pele enrugada e descaída das pálpebras superiores e/ou inferiores.
Saiba maisDestinada a remover a pele enrugada e descaída das pálpebras superiores e/ou inferiores.
Saiba maisRealizada para mudar a aparência das orelhas do paciente, podendo ser estética ou reparadora.
Saiba maisSendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma reduçao no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Nao sao, entretanto, os "quilos" retirados que definirao o resultado estético, mas sim as proporçoes que cada área determinada mantenha com as demais. A avaliaçao detalhada de tres itens: elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localizaçao nos permitem otimizar o resultado. Nos casos, em que o(a) paciente está com o peso muito acima do normal recomendamos um tratamento prévio de emagrecimento para um equilíbrio do peso corporal. Há casos em que se faz necessário que se retire a gordura de certas áreas e se injete em outras para aumento de volume (lipoescultura). Parte ou totalidade dessa gordura poderá ser reabsorvida. Nao é possível se prever o percentual de permanencia dessa gordura, sendo este percentual variável de acordo com o paciente.
As cicatrizes resultantes de uma lipoaspiraçao sao mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso as áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 0,5 a 1cm e sao planejadas para ficar o menos visíveis possíveis. As cicatrizes serao permanentes, e vao se modificando com o decorrer do tempo. Cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relaçao a evoluçao das cicatrizes, podendo, mesmo, em alguns casos, tornar-se imperceptível.
Certas pacientes podem apresentar tendencia a cicatrizaçao inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrizaçao mas isto nao é uma regra.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, nao devem ser confundidas, entretanto, com a evoluçao natural do período mediato da cicatrizaçao. Qualquer dúvida a respeito da sua evoluçao cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando se pode fazer a avaliaçao da fase em que se encontra a cicatriz.
Além da dependencia temporal do resultado em relaçao ao processo cicatricial, este também depende da elasticidade da pele, do volume retirado, da área afetada etc, sendo portanto este tempo variável. Nas primeiras semanas ou meses, essas áreas, além de estar sujeitas a períodos de "inchaços", poderao apresentar alguns pontos mais duros que outros. Esses geralmente sao perceptíveis a palpaçao e tendem a desaparecer com a evoluçao atingindo gradativamente o resultado almejado. A obtençao do resultado definitivo pode ser auxiliada por técnicas de fisioterapia e nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de seis a nove meses do pós-operatório.
Geralmente sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome), poderemos ter um resultado natural. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo, a elasticidade da pele e a maior ou menor flacidez dos músculos reto-abdominais, sendo as vezes a plástica de abdômen o mais indicado para o caso.
O resultado poderá ser preservado. Se voce voltar ao seu peso anterior e sua pele nao apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas poderao estar mantidas. Devemos salientar, entretanto, que tanto o corpo da mulher quanto o do homem, sofrem variaçoes da forma com o decorrer do tempo, devido a distribuiçao da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, nádegas e coxas. Assim é que com o passar dos anos, a disposiçao da gordura no corpo muda, embora a quantidade de gordura retirada seja definitiva.
Geralmente nao. Uma lipoaspiraçao nao costuma apresentar dor. Eventuais incômodos podem ser resolvidos com a utilizaçao de analgésicos comuns e repouso nos primeiros dias de pós-operatório.
Todo ato médico inclui no seu bojo, um risco variável e a Cirurgia Plástica, como parte da Medicina, nao é exceçao. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas nao eliminá-lo completamente. Entretanto é importante levar em conta que grandes volumes retirados ou áreas muito extensas aspiradas poderao aumentar o risco. É consenso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que o volume total a ser retirado nao ultrapasse de 3 a 5% do peso corporal e 40% do superfície corporal em cada procedimento.
Anestesia geral, peri-dural ou local assistida, de acordo com as áreas a serem abordadas e da escolha do anestesista.
Dependendo da extensao das áreas a serem tratadas, o tempo é variável. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico nao deve ser confundido com o tempo de permanencia do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanencia envolve também o período de preparaçao anestésica e recuperaçao pós-operatória, ficando em média de 1 a 3 horas.
O tempo de internaçao também é variável de acordo com a extensao da área abordada e da anestesia utilizada. Normalmente de 12 a 24 horas.
Sim. Curativos semi-compressivos com cintas especiais, mantidos por um período variável. O usual é usar o modelador por 30 dias. Os curativos nas incisoes podem ser trocados em casa diariamente.
A partir do 8o dia.
Após 24hs dependendo da extensao da cirurgia.
Até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas sao características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), "manchas" de infiltrado sanguíneo (hematomas) hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras sao comuns a todos os pacientes. Evidentemente alguns pacientes apresentarao estes fenômenos com maior ou menor intensidade que outros. O seu organismo se encarregará de dissipar esses pequenos transtornos. Toda e qualquer preocupaçao de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgiao, que lhe prestará os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade. Um curto período de "depressao emocional" poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório e geralmente advem da "ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes". Tenha paciencia. Lembre-se que nenhum resultado poderá ser avaliado com menos 6 meses de pós-operatório. Após esse tempo que podem ser avaliados o resultado final e a necessidade de retoques Condutas complementares em academias, com esteticistas ou mesmo fisioterapeutas poderao melhorar bastante o resultado final. A modelagem muscular é um fator de grande importância no novo contorno corporal.
Nao. A lipoaspiraçao retira mais as camadas mais profundas de gordura. A gordura que fica logo abaixo da pele nao deve ser aspirada pois a aspiraçao muito superficial pode deixar irregularidades na pele. Esta gordura deve ser eliminada com exercícios, dietas ou outros métodos. A flacidez nao é tratada com a lipoaspiraçao, pois ela atua apenas na gordura e nao na pele. Pacientes com flacidez devem estar cientes que ele vai permanecer após a lipoaspiraçao e pode até piorar. O cirurgiao plástico pode orientar se a paciente pode fazer lipoaspiraçao ou se devido a flacidez ela é contraindicada, sendo mais recomendável outra técnica cirúrgica.
Obedecer as instruçoes dadas para a internaçao, chegando com antecedencia ao local indicado.
Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra quanto ao seu estado geral.
Retirar brincos, anéis e piercings e esmalte colorido nas unhas e nao trazer objetos de valor para o hospital.
Vir acompanhada para a internaçao.
Evitar esforços por aproximadamente seis dias. Sua atividade no pós operatório depende de suas condiçoes físicas e da dor.
Nao se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de 14 dias.
Obedecer a prescriçao médica tomando os anti-inflamatórios e analgésicos conforme indicados.
Voltar ao consultório para os curativos subsequentes nos dias e horários estipulados. Normalmente os pontos sao retirados por volta de 10 dias. Retornos com aproximadamente 40 dias e após seis meses quando será avaliado o resultado final da cirurgia e a necessidade de retoques.
Nao se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. O resultado definitivo demora a aparecer. Tire quaisquer dúvidas que possam aparecer com seu cirurgiao.
Alimentaçao normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentaçao hiperproteica (carnes, ovos, leite) assim como o uso de frutas e bastante líquidos.
Use os cremes indicados para massagem e se possível faça os tratamentos fisioterápicos indicados para um melhor resultado da cirurgia.
Aguarde para fazer sua "dieta ou regime de emagrecimento" após a liberaçao médica. A antecipaçao desta conduta por conta própria, poderá determinar consequencias difíceis de serem sanadas.
Nao existe uma idade ideal mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do excesso de pele e/ou gordura no local e geralmente ocorre após a quarta década da vida.
Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina as cicatrizes tendem a ficar disfarçadas nos sulcos da pele e em alguns casos ficam quase imperceptíveis. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturaçao da cicatriz (além de seis meses). Pela sua localizaçao sao passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve desde os primeiros dias.
Certas pacientes podem apresentar tendencia a cicatrizaçao inestética (cicatriz hipertrófica e quelóide). Esta tendencia deverá ser discutida, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrizaçao. Normalmente em cirurgias de pálpebras este tipo de cicatriz é muito raro.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestética na época adequada. Nao se deve confundir, entretanto com a evoluçao natural do período mediato da cicatrizaçao. Qualquer dúvida a respeito da sua evoluçao cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios quando teremos a oportunidade de fazer a avaliaçao do estado em que se encontra .
Pela extensao da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos a maioria dos casos é operada sob anestesia local (com ou sem sedaçao). Em casos especiais pode ser utilizada anestesia geral.
Geralmente nao. Todavia, se ocorrer, esta poderá ser combatida com o uso de analgésicos comuns.
Todo ato médico inclui no seu bojo um risco variável e a Cirurgia Plástica, como parte da Medicina, nao é exceçao. Pode-se minimizar o risco preparando-se convenientemente cada paciente, mas nao eliminá-lo completamente. Entretanto esta cirurgia é considerada de muito baixo risco.
Sim, geralmente nos 3 primeiros dias. Após isso começa a regressao. O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4o ou 5o dia apresentam-se com um aspecto bastante natural, existem outros que irao atingir este resultado após o 8o dia ou mesmo após 2 semanas. Mesmo assim os tres primeiros dias do pós-operatório sao aqueles em que existe maior "inchaço" das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase assim como a utilizaçao de compressas frias diminuem a intensidade do edema. Somente após o 4o mes é que poderemos dizer que o resultado é definitivo.
Qual o período de internaçao?
Em torno de 60 a 90 minutos. Dependendo do caso existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico nao deve ser confundido com o tempo de permanencia do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico pois esta permanencia envolve também o período de preparaçao anestésica e recuperaçao pós-operatória.
Nada mais sao do que a infiltraçao do sangue na pele subjacente (equimoses) e mesmo na conjuntiva ocular. Sao devidas ao próprio trauma cirúrgico. Tais fatos nao devem ser considerados como complicaçoes mas sim, uma intercorrencia transitória e reversível.
Após o 4o mes. Entretanto logo após 3 semanas já teremos boa parte do resultado almejado e nas semanas subseqüentes a tendencia de melhoria é acentuada.
Nao obrigatoriamente. Pode ser recomendada a colocaçao de compressas com soluçao fisiológica ou água fria por alguns minutos várias vezes ao dia.
Comunicar qualquer alteraçao de saúde nos dias que precedem a cirurgia.
Comparecer na clinica ou hospital no horário indicado levando os exames e objetos solicitados. "Nao vá de unhas pintadas".
Evitar bebidas alcoólicas ou refeiçoes pesadas na véspera da cirurgia. Nao é necessário jejum. Lave os cabelos e leve algo para prende-los. Avise o cirurgiao sobre medicamentos que por acaso estiver tomando para receber orientaçao se deve descontinua-los.
Programe suas atividades sociais, domésticas, escolares ou profissionais para afastar-se por aproximadamente 1 semana.
Lavar a área a ser operada com sabonete alguma horas antes da intervençao. Nao colocar maquilagem no dia da cirurgia.
Os valores constantes no orçamento de custos para a cirurgia incluem cuidados pré, intra e pós-operatórios.
Evitar esforços físicos excessivos nos primeiros dias após a cirurgia.
Evite traumatizar ou coçar os olhos para evitar edemas, hematomas ou deiscencia (abertura) da sutura.
Utilizar óculos escuros para maior proteçao dos olhos contra o vento, poeira e luz natural.
Aplicar compressas de gazes embebidas em soro gelado, arnica ou água boricada sobre os olhos nas primeiras 48 horas. Banho normal sem esfregar a regiao operada.
Nao abaixar a cabeça bruscamente nos primeiros dias após a cirurgia. Utilize medicaçao analgésica se necessário e siga todas as orientaçoes.
Nao expor-se ao sol, calor ou friagem durante os primeiros dias. Nao expor a área operada ao sol nas primeiras 4 semanas. Utilize bloqueador solar.
O edema maior e as equimoses desaparecem em torno de dez dias.
As cicatrizes ficam mais imperceptíveis e a forma vai se tornando definitiva somente no quarto mes de pós-operatório.
Os retornos sao feitos por volta de 5 dias para retirada de pontos, no 30o. dia e após quatro meses para avaliar o resultado definitivo.
Tire conosco suas eventuais duvidas. Nao se deixe levar por opinioes de leigos.
A cicatriz desta cirurgia é pouco visível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de regiao de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar imperceptível, mesmo em algumas técnicas que utilizam pequenas incisoes na face anterior.
Certas pacientes podem apresentar tendencia a cicatrizaçao inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos freqüentemente este tipo de cicatriz.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, nao devem ser confundidas, entretanto, com a evoluçao natural do período mediato da cicatrizaçao. Qualquer dúvida a respeito da sua evoluçao cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando teremos a oportunidade de fazer a avaliaçao da fase em que se encontra.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, nao devem ser confundidas, entretanto, com a evoluçao natural do período mediato da cicatrizaçao. Qualquer dúvida a respeito da sua evoluçao cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando teremos a oportunidade de fazer a avaliaçao da fase em que se encontra.
Crianças: geralmente com anestesia local. Geral quando necessário. Adultos: geralmente anestesia local com ou sem sedaçao.
Meio período até um dia, dependendo do tipo de anestesia e idade do(a) paciente.
Geralmente em torno de 60 a 90 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico nao deve ser confundido com o tempo de permanencia do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanencia envolve também o período de preparaçao anestésica e recuperaçao pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.
Todo ato médico inclui no seu bojo, um risco variável e a Cirurgia Plástica, como parte da Medicina, nao é exceçao. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas nao eliminá-lo completamente.
Certo incômodo poderá ocorrer no pós-operatório. Quando houver esta intercorrencia, ela é combatida com analgésicos comuns.
Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais. Ela poderá ser retirada em casa após 24 a 48 horas. Em alguns casos, recomenda-se o uso das faixas tipo "ballet"ou "tenis" durante as primeiras semanas, ou mesmo curativo do tipo envoltório com faixa de crepe.
Em torno do 12o. dia.
Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80 % do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo.
O resultado é geralmente definitivo, mas como tudo em medicina nao se pode dar garantia de resultado.
Comunicar qualquer alteraçao de saúde nos dias que precedem a cirurgia.
Comparecer ao hospital ou clinica quinze minutos antes do horário indicado levando os exames e objetos solicitados.
Evitar bebidas alcoólicas ou refeiçoes pesadas na véspera da cirurgia. Nao é necessário jejum. Lave os cabelos e leve algo para prende-los.
Avise o cirurgiao sobre medicamentos que por acaso estiver tomando para que ele possa orientar sobre a parada ou continuaçao do medicamento.
Programe suas atividades sociais, domésticas, escolares ou profissionais, para afastar-se por aproximadamente 5 dias.
Lavar a área a ser operada algumas horas antes da intervençao, nao é necessário cortar os cabelos.
Os valores constantes no orçamento de custos para a cirurgia incluem cuidados pré, intra e pós-operatórios.
Evitar esforços físicos nos primeiros 10 dias após a cirurgia.
Evitar acidentes ou traumatismos nas orelhas durante brincadeiras ou esportes coletivos por trinta dias aproximadamente.
No dia seguinte retire a faixa da cabeça, retire a gaze atrás da orelha, lave e seque a cabeça com cuidado e nao é necessário recolocar o curativo.
É normal um pequeno sangramento e um pouco de dor nas primeiras 24 horas. Tome os analgésicos indicados se necessário.
Utilizar uma touca a noite para dormir nas primeiras duas semanas de pós-operatório pra evitar dobrar as orelhas pra frente durante o sono.
Dormir em uma posiçao confortável, que nao force as orelhas, para nao alterar o seu resultado.
Nao abaixar bruscamente a cabeça nos primeiros 7 dias após a cirurgia. Pode se fazer atividades usuais, desde que ao se force a regiao operada. Cuidado com o uso de óculos.
O edema desaparece com aproximadamente 60 dias. Utilize corretamente a medicaçao prescrita e siga todas as orientaçoes.
Nao expor-se ao sol, calor ou friagem durante a primeira semana. Nao expor a área operada ao sol, nos primeiros 2 meses. Se for ao sol use protetor solar.
Exercícios progressivos após o primeiro mes, ou sob orientaçao médica. A alimentaçao é normal.
Retornar para controles e curativos nos dias e horários estipulados pelo cirurgiao. Os pontos serao retirados pelo 12 dias. Os retornos sao feitos com aproximadamente 30 dias e após noventa dias para avaliar o resultado final da cirurgia.
Nao siga conselhos ou opinioes de pessoas leigas, tire conosco suas eventuais dúvidas.
Feita para retirar o excesso de glândulas mamárias nos homens, devido ao desenvolvimento excessivo das mamas.
Saiba maisPropõe o reposicionamento dos volumes faciais e a retirada da flacidez de pele, atenuando rugas e sulcos.
Saiba maisDá um novo formato e volume ao bumbum, podendo deixá-lo arredondado, com volume e formato agradável.
Saiba maisAlcança a forma desejada, deixando as pernas da mulher mais atraente e segura para usar saias e vestidos.
Saiba maisResponsável técnico:
Dr. Luiz Fernando Delpizzo MIranda (CRM 4360 - RQE 1220)
copyrights © 2013 - Delpizzo - Site: MUDE Digital & Marca